Bem Vindo ao nosso forum!
=Brasil=Talk=RPG
Adicione nosso ip de servidor de Sa-Mp : 189.1.168.30:8020
Chame a galera para jogar em nosso servidor!

Brasil Talk RPG IP: Ip Movel


    [OFICIAL]Manual da ROTAM[Versao BETA]

    Compartilhe

    Ken xD

    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 20/08/2010

    [OFICIAL]Manual da ROTAM[Versao BETA]

    Mensagem  Ken xD em Sex Ago 20, 2010 3:58 pm

    ROTAM: Rondas Ostensivas táticas metropolitanas

    Sempre havera situações críticas em que é necessária uma postura imediata e mais rápida e agil da polícia e é por isso que em todas as corporações de los santos há pelo menos uma unidade especial, popularmente chamada de tropa de elite, que é a ROTAM.

    No Server, a ROTAM cumpre o papel de uma policia especializada, que tem o dever de neutralizar combates entre gangs, retirar materiais e drogas das ruas, reassumirem o controle governamental sobre zonas sob domínio de organizações criminosas, participarem da negociação e resgate de reféns e dar suporte à PM, caso necessário.

    * O que um ROTAM pode fazer?

    1º- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
    2º- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
    3º- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
    4º- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas.
    5º-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
    6º-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
    7º-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
    8º-Usar /pb2 e /pb3 para abrir os portões da hq.

    * O que um ROTAM não pode fazer DE FORMA ALGUMA! (regras)

    1- Dar /su em terrorista.
    2- Usar spray ou /imo em combate.
    3- Realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
    4- Atirar sem motivo. (DM)
    5- Floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov).
    6- Discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
    7- Desobedecer a ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
    8- Pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
    9- /equipar em combate.
    10- Atirar em presos.
    11- usar o /gov. sem permissão de um superior.
    12- sair da hq sem equipar ou /batercartao.
    13- avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
    14- Não comparecer em uma chamada na HQ, seja para o que for, chamou HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
    15- Não desrespeitar o colega, chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
    16- Usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo. (Abuser)
    17- Jamais revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da nossa HQ )
    18- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
    OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
    OBS: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundâncias ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem
    descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.

    * Procedimentos ROTAM

    1-RONDA
    A ronda é sempre realizada em dupla (TAMBEM PODERA SER FEITA COM AMIS MEMBROS), a dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais. Caso o suspeito esteja portando drogas ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.

    MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.

    ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUPCaso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração. Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja, a pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo.Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.


    2-BUSCA DE PROCURADOS
    Quando for atrás de procurados é aconselhável ir no mínimo em duplas ou mais, o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecânico,para abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir fogo,se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo parar a HQ para ser preso.,caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
    Obs.: Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.

    3-RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS.
    Essas operações só podem ser organizadas a partir de um ROTAM cargo 5 ou maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca de /su. Em caso de território, apenas utilize /TR após o domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá receber um aviso /m CIVIL SAIA DO LOCAL. Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem dispare contra a sua dupla. Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
    OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos TR pois é área de grandes conflitos,em operação não é lugar para pessoas conversar,ou ficar de passagem.Quanto as gangues que entrarem no tr durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em TR,pois 1 minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.

    4- OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS.
    Essa operações são em casos especiais,quando pessoas organizam rachas no aero de Los Santos,o que é proibido no local,a policia tem que intervir e retirar os corredores do local.Antes de chegar no aero deve ser mandado um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS,para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local,quando a ROTAM chegar no aero quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.Depois que estiver limpo dentro do aero os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais,só será permitida a entrada a pé,pessoas que chegarem na entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local,insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aero,pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.

    5- TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS.
    Quando houver conhecimento que está acontecendo um seqüestro,imediatamente os policiais tem que ser organizar para o resgate,largue tudo o que estiver fazendo e se reúna com seus companheiros para agir,um detetive nível 5 de preferência será o motorista,se for dividido em 2 carros vai um detetive para cada carro e se possível um mecânico em cada carro,assim os outros se dividem em números iguais nos carros,a primeira coisa que o motorista
    faz é localizar o refém e ir atrás utilizando o /procurar,enquanto isso todos os outros membros preparam o comando /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém,nos casos de seqüestros com carros só é permitido atirar com autorização de um cargo 3 ou mais,pois eles já estão preparados para saber quando cessar fogo,o membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado,a partir dai sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.Nos casos de seqüestro de Heli só nos resta tentar chegar perto o Maximo possível e tentar desamarrar.Já em cativeiros os policiais devem agir rapidamente,geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma arma,então a estratégia para abater o seqüestrador e deixar o refém vivo não pode falhar.Em todos os casos de seqüestro nunca deixe o refém morrer.Logo quando anunciar o seqüestro olhe o id do seqüestrador e dê /su seqüestro se ele não for GI/FARC,no meio do seqüestro se estiver mais alguém ajudando deve tomar /su cúmplice.Lembrando que os seqüestros devem ser organizados por cargo 3 ou ,e não pode nunca ir sozinho nesses casos,a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo pois para ir sozinho no seqüestro só em casos isolados,para estratégias mais detalhadas sobre seqüestros leiam o manual avançados,que é importante para se tornar um sargento da ROTAM.

    IMPORTANTE >>> SEMPRE QUE PEGAR ALGUM CRIMINOZO, SEMPRE LEVE ELE PARA SER PRESO NA HQ!!!

    *Armamento:
    Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
    Shotgun- As vezes pode ser substituir a eagle, mas deixa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
    MP5- Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e inimigos. Ou contra veículos.
    M4(cargo 3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação de no mínimo 3/2 de rotams e gângsteres.
    Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculo para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
    Spray- Utilize APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não possam lutar.
    * Comandos da ROTAM:
    /ajudaemprego – Vê todos os comandos policiais.
    /br – Cria uma barreira.
    /rbr – Destrói sua barreira.
    /pregos - Cria um Tapete de Pregos
    /rpregos - Tira o seu Tapete de Pregos
    /presos - Vê a lista de presos.
    /procurados – Vê a lista de procurados.
    /retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
    /tr - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por alguns segundos.
    /m mensagem – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Ideal para rondas.
    /r Fala no radio com todos os membros.
    /d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PM, GN e médicos de Los Santos.
    /al - Fala com os ROTAM de San Fierro(SF).
    /pe – Abre o 1° portão da garagem do departamento policial (DP).
    /pg – Abre o 2° portão da garagem do departamento policial (DP).
    /pp – Abre a porta para o acesso às celas.
    /pr – Abre o portão da recepção do departamento policial (DP).
    /batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
    /equipar – Usado para pegar: Colete, Vida, Armas (As armas são definidas pelo seu cargo). Só funciona dentro da base da
    ROTAM ou na DP.
    /gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
    /imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (Só utilizar em civis desarmados)
    /arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante)
    /membros - vê os membros da rotam que estão online.
    /pb2 - Abre a Garagem Direita do HQ.
    /pb3 - Abre a Garagem Esquerda do HQ.

    * Crimes para se utilizar no /su:
    *TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
    *Fuga
    *Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado
    *Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial.
    *Seqüestro- Caso o seqüestrador não seja de uma org terrorista.
    *Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
    *Cúmplice- caso um suspeito seja cúmplice se fuga ou seqüestro.
    *Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela.
    *Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
    *Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
    *Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
    *Drogas- Para um suspeito que estiver, portanto drogas.(só utilizado em ronda )
    *Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
    OBS: Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM.

    * Penalidades (caso o suspeito se renda)

    Desacato: Vai de 5 a 20 minutos,dependendo do nível do desacato.Fiança ? Não
    Fuga: 10 Minutos, Fiança? Não
    Vandalismo: 5 Minutos, Fiança? sim - 5.000 $
    Tentativa de Homicídio (TH): 10 Minutos, Fiança? Sim – 10.000$
    Drogas ou materiais: 5 Minutos, Fiança? Sim – 5.000$
    Seqüestro: (Se raptarem o seqüestrador): 5 Minutos, Fiança? Sim – 5.000$
    Roubo: 5 minutos: Fiança? Sim 5.000$
    Cúmplice: 5 minutos: Fiança? sim 5.000$
    Invasão: 5 minutos: Fiança? sim 5.000$
    OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
    Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
    Leve-o para a HQ ROTAM e prenda-o conforme as penalidades.
    OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
    * CARGOS:

    Cargo 1 - Por enquanto encontra-se em treinamento, deverá fazer aquilo que os seus superiores mandarem.
    Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de seqüestros apenas junto a um cargo 3 ou superior para ser promovido é necessário ler o manual avançado, o líder fará teste se for bem será promovido.
    Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr,organizar resgates de reféns,o sargento foi um soldado que demonstrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
    Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demonstrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muito responsabilidade.
    Cargo 5 - Major - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe tudo que deve ser feito.

    MEDIDAS ANTI-DENÚNCIA:
    A ROTAM é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no fórum.
    Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
    1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.
    2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo e seja um cilvil desarmado, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.
    3- Não ataque orgs que atacaram a ROTAM por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.
    4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTAM's, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTAM xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no forum.

    Duvida sobre o comando /imo> SO USE SE O SUSPEITO ESTIVER CORERNDO E DESARMADO, NUNCA EM COMBATE TBM.


      Data/hora atual: Dom Maio 20, 2018 10:30 pm